segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ciência x Religião

Ciência x Religião


 Há muitos tempos, emerge-se no nosso planeta a Ciência e a Religião. Quando descobriram que o ser humano é racional, logo manifestaram-se em seu pensamento. Surgiram-se então as crenças. A crença, nada mais é o que a gente deposita(confiança, fé) na Ciência ou Religião. Ao longo dos tempos, a Igreja manifestou-se bastante na história do mundo e até hoje manifesta também. A Ciência e a Religião tinham um problema entre si, as duas tinham várias ideias contraditórias. Então, a crença no mundo dividiu-se em dois polos: o polo científico e o polo religioso. Desde então, os seres humanos brigam entre si, discutindo as ideias defendidas pela Ciência e pela Religião. Houve opressão e ditadura por muitos tempos. Essa briga sempre aconteceu e está acontecendo hoje também; e sem dúvidas acontecerá no futuro. Mas, afinal, quem está certo? Vou ser direto com você, nenhum. 

Afinal, quem está certo?


 Como disse anteriormente, nenhum está certo. Tanto a Ciência quanto a Religião são coisas paralelas(mesmo com alguns cientistas sendo religiosos). A Ciência, de uma forma geral, desacredita no que a Religião diz. E a Religião diz que a Ciência não tem conhecimento de si mesmo e não sabe analisar as influências de um ser divino em nossas vidas. Deus não pode ser justificado ou derrubado pela Ciência. Sabe por quê? A Ciência não é dona da verdade. Não é favorecendo a religião, mas a Ciência muitas vezes se achou a dona da verdade, e não é. Há quase 1000 anos atrás, acreditava-se no modelo platônico da geocêntrica(sim, naquela época existia Ciência). Então, descobriram que estamos em uma heliocêntrica! Bem, sempre há coisas a descobrir. E o que ela não comprovou ou não pode comprovar, não justifica querer argumentar que Deus não existe. Não é possível saber de tudo que acontece no universo, não dá pra ser dono do tempo, do espaço e de tudo! Não dá pra derrubar Astrologia, nem Esoterismo, nem nada! São crenças, você é obrigado a respeitá-las! E sim, crentes são obrigados a respeitar você se sua crença é no ateísmo. Por outro lado, a religião também falhou muito. Foi privilegiado por séculos, não pagou impostos por tempo demais, e foi isenta de muitas coisas. Há muitos padres corruptos, pedófilos e contra a própria vocação! Mas, né, todo mundo tem a imagem no inconsciente de que o padre não peca, é um ser limpo, de luz, etc. 
 Não dá pra ter um debate entre a Ciência e a Religião. Sabe por que? Não somos donos da verdade! Não somos o centro do universo, e tudo é mistério. A única coisa que dá razão para uma das duas é nossa crença. Por isso, se você crê em astrologia ou em qualquer outra coisa que envolva fé e religião, ninguém pode derrubar isso. É sua crença, eles não são donos da verdade. Para os ateus, vocês merecem ter seus direitos sim; afinal, estamos em um estado laico. Talvez, nosso mundo seja melhor se aceitássemos a diferença. Não somos o comando de uma ditadura, temos liberdade. E essa mesma liberdade é parada caso prejudique alguém.


A Falha da Ciência


Hoje em dia, o ateísmo virou sinônimo de atacar os outros e não respeitar a liberdade religiosa. Como assim? Não quero ofender os ateus, mas hoje podemos ver páginas criadas no Facebook com o objetivo de ofender e atacar religiosos(principalmente cristãos). O que estas páginas querem? Briga, discórdia? Não vejo nenhuma página cristã atacando ateístas, só eles mesmos. A Ciência, também é muito bruta às vezes. Diz que Deus não existe por nunca ter sentido, visto ou comprovado sua existência com seus métodos. Se alguma coisa ou contexto está além de nossa compreensão e não somos donos da verdade, logo não há como derrubar a existência de um Deus, não concorda? Esse é um dos maiores problemas da Ciência para mim. Querer ser a dona da verdade e achar que tem conhecimento de tudo. Claro, não quero ser genérico, pois nem todos os cientistas são assim. Tenho que toda hora dar ênfase nisso pois algumas pessoas não entendem mesmo. É triste ver que a imagem do ateísmo hoje deturpou-se e virou popularmente um grupo de intolerantes que ataca religiosos(volto a falar, não são todos). Para mim, a Ciência deveria aceitar que não é dona de tudo. E oque ela acha hoje, pode descobrir uma coisa totalmente contrária amanhã.


A Falha da Religião


 Agora vamos tratar da Religião. Vou dar ênfase na Igreja Católica(não quero ofender os católicos, mas por muito tempo foi assim, é história). As mais antigas civilizações, em sua maioria, tinham uma crença. Não podiam justificar tudo no mundo, então começaram a crer na existência de um Deus. Com a Ciência, começou-se a justificar as coisas e duvidar dessa existência de uma entidade divina. O que é Deus? Ninguém sabe. A Religião não sabe, nem a Ciência sabe. Mas qual o problema da Religião? Bem, por muitos tempos ela fez algumas coisas equivocadas. No feudalismo, principalmente a Igreja Católica tomava terras e deturpava a Bíblia falando que os senhores e nobres que dessem suas terras à eles, teriam um lugar garantido no céu. Essa deturpação rendeu, e a I.C(vou encurtar a expressão Igreja Católica em I.C) tornou-se poderosa. Tendo uma grande e considerável parte das terras e bens materiais, herdados em sua maioria de nobres. Muitos membros do clero eram senhores feudais, e mantinham escravos dentro do feudo(mais uma deturpação da Bíblia). Então, houve a Santa Inquisição e outros acontecimentos. Hoje em dia, mesmo que você não ache, muitos no inconsciente mantêm uma imagem da Igreja como um órgão de luz, límpido, isento dos pecados, etc. Bom, a Igreja por muito tempo foi isenta de acusações, etc. E hoje há muitos padres corruptos, pedófilos, etc. Essa imagem e falsa expectativa da Igreja favoreceu isso; estes privilégios que devem ter um fim. O maior problema da Religião, para mim, foi se auto deturpar. Se você tem dúvida, sou adepto do Cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário