quinta-feira, 14 de abril de 2016

Efeito Forer, como a Astrologia se defende

Efeito Forer - Derrubou a Astrologia?


" O Efeito Barnum ou Forer é objeto de estudo teórico e pesquisa empírica na psicologia. Trata-se de uma manifestação particular de credulidade. Consiste na aceitação pelas pessoas de descrições de personalidade fictícias como exatas e verdadeiras. Está relacionado ao problema da distinção entre ciência e pseudociência, bem como aos processos de validação científica de instrumentos de avaliação de personalidade. Por esta razão, vários autores empreenderam diferentes pesquisas, cujas variáveis independentes eram descrições de personalidade baseadas em afirmativas vagas, genéricas e ambíguas, a exemplo de horóscopos. Foi experimentalmente constatado que tais descrições, a despeito de sua imprecisão, encontraram aceitação junto a muitos participantes de pesquisas que foram conduzidas com este objetivo. Os resultados dessas pesquisas suscitam tanto problemas teóricos, como é o caso da distinção entre ciência e pseudociência, quanto questões de natureza prática, aplicáveis à experiência de profissionais da saúde de modo geral, notadamente na de psicólogos e psiquiatras. A implementação de processos educativos e psicossociais visando à prevenção e ao controle da credulidade estão relacionados ao desenvolvimento do pensamento crítico." Fonte: pepsic.bvsalud.org 

 Como podemos ver, seria um efeito que "derrubaria" a Astrologia, não? Errado; erraram feio, erraram rude. O criador do Efeito Forer entregou aos seus alunos uma mesma avaliação de personalidade. Veja:

" Para corroborar sua hipótese, Forer (1949) aplicou uma suposta avaliação de personalidade a 32 estudantes, baseada numa descrição feita numa coluna de astrologia, que em sua primeira linha já demonstrava sua ambiguidade: "Tem necessidade de ser amado e admirado pelos outros, contudo demonstra tendência crítica a si mesmo". Todos eles receberam a mesma descrição e nenhum deles percebeu este fato durante a pesquisa: "Do ponto de vista do experimentador, era essencial que nenhum estudante visse o perfil de personalidade recebido por outro estudante, porque todas as avaliações eram idênticas." Fonte: pepsic.bvsalud.org

 Repare bem e veja alguns equívocos nessa avaliação. A primeira de todas é que essa avaliação foi baseada em uma coluna de jornal. "Coluna de Jornal". Preguei isso na minha mente e fiquei pensando: como uma pessoa pode avaliar a Astrologia por uma coluna de jornal? Essas colunas são falácias errôneas, cada pessoa possui seu horóscopo próprio. A Astrologia analisa nossos potencias nesse mundo, e oque define se usaremos ou não esses potencias somos nos mesmos, afinal não somos escravos de estrelas. Mas o que fazemos está submisso à nossa liberdade. Mas, enfim, vamos continuar: "Tem necessidade de ser amado e admirado pelos outros, contudo demonstra tendência crítica a si mesmo". Nooooooooooooooooossa, tããão eu né? Que bosta hein? Quem não tem necessidade de ser amado e tem críticas sobre si mesmo? Que pessoa não vai se identificar? Pelo amor de Deus! Passei mal! Ainda tem mais no teste:

" Você tem uma necessidade de ser querido e admirado por outros, e mesmo assim você faz críticas a si mesmo. Você possui certas fraquezas de personalidade mas, no geral, consegue compensá-las. Você tem uma capacidade não utilizada que ainda não a tomou em seu favor. Disciplinado e com auto-controle, você tende a se preocupar e ser inseguro por dentro. Às vezes tem dúvidas se tomou a decisão certa ou se fez a coisa certa. Você prefere certas mudanças e variedade, e fica insatisfeito com restrições e limitações. Você tem orgulho por ser um pensador independente, e não aceita as opiniões dos outros sem uma comprovação satisfatória. Mas você descobriu que é melhor não ser tão franco ao falar de si para os outros. Você é extrovertido e sociável, mas há momentos em que você é introvertido e reservado. Por fim, algumas de suas aspirações tendem a fugir da realidade. "

 Pegadinha do malandro isso! A primeira frase, já expliquei. Falcatrua atrás de falcatrua, mas vamos lá:

  1. Você possui certas fraquezas de personalidade mas, no geral, consegue compensá-las;
  2. Você tem uma capacidade não utilizada que ainda não a tomou em seu favor;
  3. Disciplinado e com auto-controle, você tende a se preocupar e ser inseguro por dentro;
  4. Às vezes tem dúvidas se tomou a decisão certa ou se fez a coisa certa. Você prefere certas mudanças e variedade, e fica insatisfeito com restrições e limitações;
  5. Você tem orgulho por ser um pensador independente, e não aceita as opiniões dos outros sem uma comprovação satisfatória;
  6. Mas você descobriu que é melhor não ser tão franco ao falar de si para os outros;
  7. Você é extrovertido e sociável, mas há momentos em que você é introvertido e reservado. Por fim, algumas de suas aspirações tendem a fugir da realidade. 
E, chegamos a resposta de cada um:

  1. QUEM não tem fraquezas na personalidade? Hein, me diz!!!!!!!!!!!
  2. Quem não é dotado de dons inatos? Uiiiiiiiii, que mistérioooooooooooo
  3. Todos nós temos auto-controle e tentamos ser disciplinados, temos tendências a nos sentirmos inseguros quando nossa Lua não está bem. Uma frase genérica e falha...
  4. Todos nós temos dúvidas se tomamos a decisão correta ou não. Ninguém gosta de ser limitado e submisso a NADA! Restrições e limitações tem dois significados. O primeiro é quando é necessário, representado por Saturno. E o segundo é quando é em demasia, representado por Cáriclo. A Astrologia refina essas avialações.
  5. Quem aceita a opinião dos outros sem uma comprovação? Aff, de uma maneira genérica ninguém aceita, mas uma minúscula minoria sim.
  6. Todos nós descobrimos isso na vida, todos nós. A Astrologia nos diz quando devemos falar e quando não.
  7. Essa é a mais perceptível falcatrua, né? Todos nós temos momentos de socializar e de ficar sozinho, isso não faz sentido! É neutro, se aplica a todos! A Astrologia moderna nos diz o grau de acentuamento de socialização ou introversão. 

 Bom, enfim, não vi nenhuma lógica no Efeito Forer. Deveriam refazer esse teste hoje, só que com uma interpretação verdadeira. Falam também que se dermos ênfase nos traços positivos a avaliação é melhor. Vou te mostrar o que é uma interpretação: 

☿ Mercúrio em Touro: Pondera antes de responder, já que precisa um tempo para canalizar seus pensamentos e chegar em uma conclusão/resposta completa. Faz perguntas práticas e explica bem e cuidadosamente, não apela para rapidez, mas sim de para generosidade e lealdade, não se esquecendo de detalhes. Raciocina e reflete lentamente, para absorver o máximo de detalhes possível, sendo inteligente e paciente mentalmente. Às vezes os pensamentos podem chegar inevitavelmente no erotismo e sua percepção consciente não repare nisso! São pensamentos calmos, que vão sendo pouco a pouco absorvidos. Você tem um mapa mental organizado, geralmente não se confunde e as coisas passam na sua mente de uma forma simples, mas efetiva, podendo usufruir de sua imaginação. Os conhecimentos são adquiridos lentamente, mas absorve muito bem os pensamentos! Você não gosta de discutir com os outros, mas assegura o que é seu. Poder de concentração alto. Siga seus ideais calmos, de meditação e comunhão com a natureza, para manter constantemente uma sensação de paz e equilíbrio. Mas, cuidado para não ser largado para trás. Procure ser mais ativo também e a aceitar seus erros, pois a sua teimosia pode causar muita aversão ao redor. Às vezes considere o espírito de Urano, mude. Mesmo que não goste, às vezes a mudança é essencial na nossa vida. Tanto para evolução física quanto mental. "

 Para você, são frases genéricas? todas as pessoas ponderam muito antes de dar uma resposta? Fazem perguntas práticas e explicam bem em público? Esses são os potenciais. Se uma pessoa os usa ou não, vai depender do livre arbítrio das pessoas. Astrologia não é coluna de jornal, nem frases genéricas. A falcatrua do Efeito Forer, não caiam nessa! Razões para desconsiderar o Efeito Forer:

1° Foi baseado numa coluna de jornal;
2° Isso foi em 1948, Urano, Netuno e Plutão, Quíron e Cáriclo não tinham significados estabelecidos. A Astrologia evoluiu muito desde lá, e a taxa de aceitação de diferentes análises, claramente era maior;
3° Frases tão óbvias quanto "você vai respirar hoje";
4° Técnicas de Leitura Fria foram usadas, e não Astrologia.


Efeito Forer usou Leitura Fria, e não Astrologia!


 Descobri que o teste também é dotado de outra falcatrua, não é Astrologia, e sim LEITURA FRIA! Não conhece, é uma técnica para provocar a sensação de que a pessoa realmente conhece você, mas não conhece. Quase todas as frases do texto são leitura fria, técnicas de hipnose e afins! Olhe este blog:

https://dominacaomental.wordpress.com/2013/08/04/magia-da-leitura-fria/

Olhe na parte: como fazer leitura fria em mulheres. Você acha que eles conhecem o Efeito Forer? A chance de ter sido assim é baixíssima. São técnicas de leitura fria querendo ou não. Isso não é Astrologia, é ser leviano! Como disse antes, mostrei uma confiável interpretação de um Mercúrio em Touro. Mostrei os defeitos, dei conselhos e demonstrei a realidade dos fatos. Hoje tem gente usando os argumentos que os romanos usaram para refutar a Astrologia. Passem bem, continuem os estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário